Produção de conteúdo para mídias sociais e sua importância

A produção de conteúdo para mídias sociais é uma força extra para o seu negócio! Entenda como esse conteúdo funciona e também como pode ser útil

Qualquer profissional ou empresa atualmente depende de uma produção de conteúdo digital constante, que ajude a projetar a marca e a atrair clientes.

Nesse sentido, as redes sociais são utilizadas como ferramentas imprescindíveis na captação do lead. Eis que surge a produção de conteúdo para mídias sociais, capaz de impactar esse público e convertê-lo.

Mas será que é assim tão fácil? Será que basta publicar todo dia e pronto?

Pensando nisso, convidamos você a refletir sobre como a produção de conteúdo para mídias sociais pode ser útil e também a conhecer um pouquinho dessa prática.

Vem com a gente!

Sua empresa investe em produção de conteúdo para mídias sociais?

Grande parte dos profissionais ou das micros e médias empresas encaram a produção de conteúdo para mídias sociais tal qual a impressão de um panfleto. Como se fosse a inserção do resumo do seu serviço/produto, com endereço, telefone, e-mail e site em um papelzinho – e isso basta.

Nesse sentido, adicionam de tudo quanto é informação nas suas redes sociais e as transformam em um grande “panfleto digital”.

Aproveitando o embalo, tiram fotos de todos os ângulos, criam layouts por conta própria em programas de fácil manuseio e “tá pronto”. “Fui eu que fiz!”, diz o cliente todo orgulhoso, mas o material é meramente “informativo” – e confuso.

Contudo, para todos os efeitos “está na página, está na rede”.

Tem os clientes que ainda fazem vídeos no Instagram, sem qualquer foco no conteúdo, investem por conta própria no ADS (AdWords), acreditando que isso já traz resultados, mas no fim, perdem dinheiro, porque não adianta fazer as pessoas clicarem no anúncio se não houver um “gancho” para retê-las na página.

Se não houver “algo mais” que as façam ficar.

Algumas ideias na produção de conteúdo para mídias sociais

Não, não é assim que isso funciona. Ao iniciar a produção de conteúdo para mídias sociais, por exemplo, o primeiro passo é definir quem é o seu público alvo ideal, o chamado “buyer persona”, um personagem semi-fictício que representa o seu cliente ideal e descreve sua personalidade, gostos, dúvidas e dores.

Vale ressaltar que esse “buyer persona” não é um personagem “inventado”. Ele é criado conforme informações obtidas nos relatórios do Google Analytics, do Facebook Suíte ou mesmo do Instagram.

Em seguida, define-se a linguagem que o material deverá utilizar e o tom de voz.  Esse passo é importante porque ajuda a criar o material para impactar esse público, obedecendo a critérios de layout e de mensagem a ser divulgada.

Uma coisa que muitos se esquecem é da importância de se manter uma comunicação com os seguidores a cada publicação. É ideal que a cada artigo / postagem no Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn ou outra rede social, o responsável pergunte o que seu público acha daquela mensagem. Isso implica engajamento.

Outras formas de gerar esse engajamento é “chamando” outros colaboradores para participarem com comentários, opiniões e até vídeo de depoimentos em “lives” e outros. Isso atrai a atenção principalmente de quem chega pela primeira vez.

Não se esqueça durante a produção de conteúdo para mídias sociais, de que, cada postagem deve ser pensada conforme a sua rede social. Planejar e executar formatos diferentes também vale a pena, para não cansar o público.

E perceba: manter uma periodicidade é importante, mas não de qualquer forma. Mais importante do que isso é manter o prazer da surpresa e da descoberta de um conteúdo SIGNIFICATIVO no ar.

Rotina do “Buyer Persona”

Em seguida, é preciso que este conteúdo esteja “lincado” com várias outras estratégias, para poder gerar resultados satisfatórios de verdade. Uma delas é levar em consideração a rotina desse “buyer persona”, para poder “conversar com ele” através do conteúdo.

Os relatórios de acessos permitem identificar horários, interesses, buscas, termos e muitas outras informações pertinentes na produção de conteúdo.

A produção de conteúdo para mídias sociais não envolve apenas a publicação de artes belas e agradáveis aos olhos. Quem imagina que basta buscar qualquer “acuidade visual” está dando um passo para frente e três para trás.

O foco é gerar engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos), fazer com que o público queira clicar na postagem para saber mais, curtir, comentar e por fim, entrar em contato.

Agende uma reunião sem compromisso. Vamos conversar?

Marque uma reunião por vídeo conferência e vamos conversar sobre os seus projetos e ideias. Sobre como investir no seu negócio e fazê-lo crescer mesmo em um momento mais difícil.

A publicidade é a alma de todo negócio de sucesso e deixá-la de lado para “economizar”, é correr o risco de encontrar o seu próprio fim. Tel: 11 2829-0288 (What’sApp)

Uma resposta para “Produção de conteúdo para mídias sociais e sua importância”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *