Dicas de Instagram para fotógrafos na rede

O Instagram é um dos recursos indispensáveis ao fotógrafo que deseja alcançar um público ainda maior na rede. Veja como utilizar o seu da forma adequada!

Atualmente, o Instagram é uma ferramenta poderosa para muitos segmentos no mercado.

Não importa o nicho, o aplicativo permite através de imagens, alcançar um vasto número de seguidores e de potenciais clientes, à procura de um serviço ou de um produto.

No entanto, alguns fotógrafos ainda torcem o nariz para o fato de utilizarem os celulares e seus recursos ao fotografar. E em parte, estão certos.

Afinal, um celular não faz fotos profissionais. Contudo, o segredo de uma boa foto, não se encontra só na máquina, mas principalmente no olhar clínico do fotógrafo.

Assim, muitos ângulos maravilhosos podem ser registrados e transformados em fotos únicas, uma publicidade para futuros trabalhos. O Instagram, mais do que uma distração, é uma ferramenta de marketing que aproxima o profissional de sua clientela.

Nada mais justo, afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras, não é mesmo?

Como integrar o Instagram com o dia a dia?

Comece postando fotos interessantes, ângulos despercebidos diante da correria do dia a dia. É possível concentrar-se em algum tema, como por exemplo, paisagens, casario, plantas, animais, casais, dentre outros.

Ou misturar todos os temas, se assim desejar.

Se escolher casario, opte por um lugar histórico ou moderno, por uma arquitetura chamativa, conservada, limpa. Por lugares históricos ou bairros tradicionais que inspirem pessoas de todos os lugares a visitá-los. 

Já é uma forma de engajar o público com o seu trabalho, visto que tais moradores poderão seguir o perfil, curtir a foto e até repostar.

Instagram = “portfólio” online

Muitos casais, por exemplo, quando buscam um fotógrafo para registrar cerimônias e outros eventos, primeiramente vasculham por um material razoável no Instagram. 

Se antigamente era necessário ao fotógrafo ter um site para se tornar profissional no mercado, hoje, é necessário atualizar o Instagram e manter a conta com fotografias maravilhosas, a fim de atrair cada vez mais interessados no seu trabalho.

Criatividade é o critério para aparecer no Instagram

Antigamente, quando o Instagram ainda estava começando, as fotos só apareciam no feed conforme a ordem de chegada.

Ou seja, assim que fossem feitas, uma a uma era publicada e já aparecia no mural para todos os integrantes. Isto quando não tinham muitos integrantes usando o app.

Hoje, a regra para aparecer no feed mudou. Vale a foto que receber mais acessos e para tanto, é preciso muita criatividade. Afinal, quem vai querer acessar uma imagem feia ou que não chama a atenção? 

Portanto, se quiser aparecer para milhares de pessoas, capriche no clique.

Mantenha a periodicidade no Instagram

Material velho não interessa. Quanto mais recente forem as fotos realizadas e carregadas no perfil do Instagram, mais importância o perfil terá para o sistema do aplicativo, que seleciona as melhores fotos para o feed. 

Cultive “relacionamento” no Instagram

Cultivar os relacionamentos nesta rede social vale muito a pena. 

Isto significa, procurar por perfis de públicos relacionados ao seu nicho de mercado e curtir as fotos destes perfis, pelo menos duas fotos por dia. Estes curtirão as suas fotos de volta.

Isso ajuda, gera engajamento, impulsionamento orgânico, seguidores e BINGO: CONVERSÃO.

Hashtags e recursos para Instagram

As hashtags ajudam a “engajar” as imagens com os grupos aos quais elas tenham maior ligação.

Fotos de moda, beleza, estética, gastronomia, artes, enfim, podem estar relacionadas a grupos temáticos, locais, religiosos, culturais, dentre outros. 

No entanto, recomenda-se o uso de apenas 5 a 10 hashtags por publicação, sendo todas inseridas na legenda das fotos.

Sistema Ads

Impulsionar com patrocínio as publicações, também é uma forma de aumentar a visitação do perfil e atrair um lead mais adequado ao mercado em que se atua. 

Quando se investe um valor em ADS no Instagram, a ferramenta vislumbra uma localização e um perfil certo de pessoas para mostrar o seu trabalho fotográfico e quem sabe atrair seguidores.

O número de seguidores aumenta, porém, sem qualquer esforço de engajamento e qualidade no que se faz, o ads não garante a conversão dos seguidores em clientes.

Como o próprio nome do recurso sugere, o impulsionamento projeta o trabalho um pouco mais à vista de todos. Cabe ao dono do perfil, turbinar a conta com conteúdo para deixá-la sempre interessante com inteligência e habilidade.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente! Marque uma reunião por vídeo conferência e vamos conversar sobre os seus projetos: Tel: 11 2829-0288 (What’s App)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *