Desmotivação no trabalho: De quem é a culpa?

Nenhuma empresa pode crescer sem a ajuda e cooperação de seus funcionários. Todo êxito de qualquer organização se deve à satisfação de suas equipes em trabalhar à vontade para se dedicar 100%. O sucesso da empresa depende deles e a qualidade da produção, do seu bem-estar.

Assim, deve-se evitar comportamentos abusivos e situações constrangedoras, que impliquem em uma desmotivação no trabalho. Contratar gente preparada, investir em equipamentos e medidas de segurança e reforçar os vínculos destes funcionários com a empresa, podem ser meios de obter melhores resultados e ganhar mais dinheiro.

O que motiva e desmotiva no trabalho?

É necessário levar em consideração que o funcionário reconhecido, valorizado, que trabalha em um ambiente adequado, limpo e com a instrumentação certa, produz muito mais e melhor. O respeito, o exemplo e a palavra não podem faltar para com ele.

Uma equipe de vendas, por exemplo, se não for estimulada, valorizada e respeitada pela competência e sua ética, não se esforçará por captar clientes. “Por que devo me esforçar mais se tal atitude não é recompensada?”. Da mesma forma funcionários que atuam dentro de um escritório.

Para tanto, algumas das causas principais de desmotivação no trabalho devem ser observadas e evitadas. São estas:

EXCESSO DE TRABALHO

Após um processo seletivo longo e cansativo, muitos funcionários são surpreendidos com uma carga de trabalho imputada a prazos curtos e que não condiz com as especificações da vaga a que concorreram. Em alguns casos, a falta de honestidade gera desmotivação no trabalho, visto que os funcionários se sentem enganados e explorados.

São bem comuns os casos onde o funcionário, além de suas atribuições, desempenha também o trabalho de outras duas, três pessoas. Isso implica em fadiga e pouca qualidade na produção.

A honestidade deve estar sempre em primeiro lugar. O funcionário deve saber exatamente qual será a sua atribuição e como deverá desempenhar a sua função, com calma e sem exageros. Isto evita desgaste e até o risco de um processo trabalhista.

FALTA DE VALORIZAÇÃO TAMBÉM IMPLICA EM DESMOTIVAÇÃO NO TRABALHO

É preciso saber motivar a equipe

O que corresponde a uma valorização de trabalho? Um aumento salarial? Sim, mas não se trata apenas disso. Um elogio ao desempenho também é uma forma de reconhecimento importante, estimulando o funcionário a seguir em frente.

Quando o funcionário sente que, mesmo sem a remuneração desejada, o seu trabalho faz a diferença na empresa, ele se dedica com a mesma paixão, porque enxerga uma possibilidade de crescimento à médio e longo prazo.

Porém, é importante a sinceridade e a honestidade, caso não haja a perspectiva de carreira que ele anseia.

AMBIENTE SUJO E EQUIPAMENTO SUCATEADO

Os riscos quanto à insalubridade no trabalho (critérios exigidos por lei) e à falta de recursos técnicos para o desempenho das atividades, são outras causas de desmotivação no trabalho e possíveis pendências na Justiça.

Imagine como pode afetar um rendimento, trabalhar em um ambiente sujo, perigoso, mal arrumado e desorganizado, que exponha ao risco a sua saúde física e mental, quando não a própria vida?

Maquinários sucateados e desatualizados também precisam ser trocados. O trabalho se torna vagaroso, maçante. Um programa de computador que demora demais para abrir, atrasa todo o serviço. E a culpa é sempre do funcionário.

UM “CHEFE” QUE NÃO SABE SER LÍDER

Liderar é dar o exemplo

Não são raros os “chefes” que nada entendem desta atribuição, porque não nasceram para isso. Os chefes que deixam os problemas pessoais em primeiro plano, os que não dão exemplo, que não escutam, que são preconceituosos, machistas, que constrangem com assédio moral ou sexual.

Quem é capaz de trabalhar nestas condições?

Um patrão que não saiba como conversar, que não vista a camisa, que não dê o exemplo, é um péssimo modelo a ser seguido e não serve para guiar a ninguém. Um “chefe” que não saiba estimular a sua equipe, não está no cargo certo.

Se você é patrão, meça bem as palavras que emprega com a sua equipe. Analise suas brincadeiras e até mesmo a forma como lhes cobra uma atividade. Estude sua própria postura. É preciso respeito até mesmo quando o funcionário comete um erro grave.

Envolva-se no trabalho junto com ele, sinta como sua equipe reage diante das cobranças, estimule-os a agirem, a aplicarem seus conhecimentos com confiança. Tudo isso contribui para uma produtividade muito maior.

Um verdadeiro chefe é aquele que sabe ser líder

Muitas vezes, cobra-se do funcionário uma mudança quanto à desmotivação no trabalho, mas essa mudança não depende apenas dele, pois a postura e o exemplo devem vir de cima. E em vez de ganhar dinheiro, a empresa sempre perde.

Você está com problemas de desmotivação no trabalho? Precisa de um consultoria para o seu negócio voltar a ganhar dinheiro? Entre em contato com a Séria – Serviços de Comunicação. Nós podemos te ajudar!

Inbound Marketing

Publicidade on line através de conteúdos MENSAIS para blogs, sites e outras plataformas digitais:

  • Textos para sites/blogs;
  • Animações;
  • E-books;
  • Estratégias em SEO;
  • Logotipos / logomarcas
  • Jingles
  • Locuções;
  • Newsletters;
  • Landing pages;
  • Vídeos comerciais e informativos.

Contratar

Criação de site / loja

Sites institucionais, informativos, corporativos e e-commerces.

  • Criação de sites e e-commerces (lojas virtuais) tanto em WordPress como qualquer outra plataforma.
  • Atualizações constantes ao gosto do cliente ou treinamento especializado à sua equipe para manutenção do conteúdo.

Contratar

Edição de livros

Além de jornais e revistas. Editoração de quaisquer tiragens (à partir de 100 exemplares).

  • Jornais e revistas informativos ou institucionais;
  • Diagramação, design e produção desde a capa do livro até o conteúdo dos veículos institucionais;
  • Editoração de e-book (livro digital);
  • Revisão de todo o material.

Contratar

Book Fotográfico

Sessão de fotos em estúdio ou externas. Coberturas de festas ou eventos corporativos.

  • Fotos individuais;
  • Fotos de família;
  • Fotos de gestantes;
  • Fotos de bebês (sozinhos ou com os pais / responsável);
  • Festas de aniversário;
  • Confraternizações e festas de amigo  secreto;
  • Eventos corporativos.

Contratar

Textos para sites / blogs

Textos de 300, 500, 1.000 ou mais palavras, de vários segmentos e assuntos.

Se você precisa abastecer seu site ou blog com textos e matérias de qualidade,  este serviço é o mais indicado.

Textos comuns e textos em SEO. Incluindo pesquisa, imagens e revisão. 

Você pode fechar qualquer quantidade.

Contratar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *